Confira agora nosso guia com dicas especiais e táticas atualizadas para você aumentar suas vendas e conseguir mais clientes:
1- Promova o espaço da sua loja
Com o crescimento do comércio eletrônico, as lojas físicas passaram a desempenhar um papel de proporcionar experiências. Isto é, as pessoas vão às lojas para interagir com marcas, produtos e vendedores. A experiência “humanizada” ainda é o diferencial das lojas físicas, frente à comodidade das compras on-line.
Assim, promover cursos, workshops e exposições em sua loja pode trazer um público que ainda não está pronto para comprar de você, mas que pode vir a ser seu cliente no futuro.
Essas iniciativas podem beneficiar seu negócio de muitas formas. Seja trazendo um público em estágio de descoberta sobre seus produtos, seja fortalecendo a sua marca na lembrança dessas pessoas, ou ainda despertando nelas uma necessidade.
2- Invista em propaganda de qualidade para redes sociais
Publicidade on-line é um mundo à parte, que proporciona não só o poder de alcance em níveis globais, mas também a assertividade, o poder de impactar as pessoas que pertencem ao público-alvo que você está procurando. Uma campanha on-line bem segmentada pode atrair as pessoas certas para a sua loja.
A plataforma de publicidade do Facebook é uma das ferramentas que podem ajudá-lo neste sentido.
O Facebook permite que você crie campanhas que ele chama de lookalike – algo que se traduz como “campanha de público semelhante”. Isso quer dizer que você mostra o perfil de clientes seus reais e o sistema procura na base pessoas com características semelhantes. Para saber mais detalhes sobre como funciona esse formato de campanhas veja o guia do próprio Facebook.
Outra forma de fazer campanhas segmentadas de publicidade on-line é utilizando o Google Adwords. Nessa plataforma, você pode criar os anúncios que aparecem nas páginas de resultados de pesquisa do Google, ou ainda na rede de sites parceiros. Essa ferramenta pode ajudá-lo a ampliar sua base de clientes de duas formas:
- Mostrando o seu anúncio para usuários pesquisando por palavras que pertençam ao contexto do seu negócio e ao seu mix de produto.
- Mostrando seu anúncio para usuários que estejam lendo sobre um determinado assunto, sejam de uma determinada localização ou até mesmo se pareçam com o perfil de seus clientes.
Dessa forma, você levará sua marca para pessoas navegando na internet que precisam dos seus produtos ou que ainda não perceberam a necessidade, mas são seus clientes em potencial.
3- Conquiste seus clientes com marketing online de conteúdo
O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos. Hoje, quando o cliente chega à loja, ele já passou pelo estágio de informação sobre sua necessidade e as opções de compra. Uma pesquisa realizada pelo Google, mostrou que 90% das pessoas pesquisam na internet antes de comprar na loja física.
O marketing de conteúdo pode ser seu aliado nessa missão!
O marketing de conteúdo tem o objetivo de transmitir informações, gerar conhecimento, tirar dúvidas, entreter, despertar curiosidade e desejo. Como consequência, desperta a confiança dos consumidores e um lugar em sua memória, alavancando suas vendas ou ampliando suas oportunidades de negócios.
4- Conte com a ajuda de influenciadores digitais
Influenciadores digitais têm se mostrado como uma excelente alternativa para atrair novos clientes, eles são pessoas comuns, que têm uma presença forte nas redes sociais e utilizam esses canais para exprimir opiniões sobre diversos assuntos. Por conta disso, acabam estabelecendo uma conexão com um público de seguidores específico, sobre quem passam a exercer certa influência.
Como um influenciador fala com um grupo de pessoas de determinadas características em comum, contar com o apoio deles é uma excelente forma de ampliar sua base para um público que você ainda não conseguiu atingir.
Conheça os influenciadores digitais próximos a sua região ou em regiões onde seu produto pode ser encontrado com facilidade, apresente seus produtos e serviços e vincule uma parceria.
5- Invista em sua equipe
Mas não são apenas os influenciadores digitais que podem influenciar seus consumidores. Seus vendedores também podem exercer esse papel! Afinal, eles conhecem os produtos e entendem as necessidades dos clientes como ninguém.
Existem várias formas de transformar vendedores em “evangelistas” da sua marca. Eles podem gerar conteúdo e compartilhar nas redes sociais, criar canais de comunicação para se conectar com a audiência, responder dúvidas de clientes em fóruns e grupos do Facebook relacionados ao universo do seu segmento e assim por diante.
Pense em formas de incentivar sua equipe e faça-a sentir-se parte dessa estratégia!
Por fim mas não menos importante, crie um ambiente agradável aos seus clientes, visitantes, potenciais clientes, para sua equipe e todos que possam ter contato com seu comércio, certamente esse sempre foi um enorme diferencial e continuará atraindo público e sucesso ao seu negócio.