
SAT São Paulo: o que é e como ele funciona?
SAT São Paulo
SAT: Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos.
Primordialmente, o SAT documenta, de forma eletrônica, as operações comerciais dos contribuintes varejistas do Estado de São Paulo.
Portanto, ele substitui equipamentos ECF (Emissor de Cupom Fiscal). O SAT gera e autentica os CF-e-SAT (Cupons Fiscais Eletrônicos) e periodicamente transmitindo, ao SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda).
O que preciso para utilizar o SAT?
Primeiramente, vamos conferir os documentos necessários para realizar o procedimento, referente a sua categoria, são eles:
Para Contribuintes credenciados no DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor) e Contabilista:
- Certificado Digital e-CNPJ, modelo A1 ou A3. O e-CPF, para Contabilista, também é aceito.
Para Contribuintes que não estão credenciados no DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor):
- Senha do PFe (Posto Fiscal Eletrônico).
Para Procurador do Contribuinte ou do Contabilista:
- Certificado Digital e-CPF, modelo A1 ou A3.
Afinal, o que é o Certificado Digital?
Certificado Digital é uma assinatura eletrônica que contém validade jurídica, identificando e protegendo a transferência de informações por meio eletrônico.
Entretanto, existem dois modelos, o A1, que é um arquivo digital com validade de um ano, e o A3, em formato de Token ou Cartão, que pode possuir validade de um até três anos.
É a versão digital do CPF, que permite realizar operações de Pessoa Física com validade jurídica pela internet. Também é possível transmitir demonstrativos para a Receita Federal e efetuar outros serviços, como o credenciamento no SAT.
e-CNPJ (Certificado utilizado para emissão de NF-e no Odvix)
Ele possui várias funcionalidades, como emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e), Conhecimento de Transporte Eletrônicos (CT-e), Documento Auxiliar na NF-e (DANFE), também permite o acesso ao e-CAC, SPED, SAT e outros.
Sobretudo, a emissão do Certificado Digital pode ser feita de forma online, clique aqui para mais informações.
Como utilizar o SAT?
Em contrapartida, após verificar os documentos necessários e feito o credenciamento, siga os passos:
1. Acesse o site: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sat
2. Faça seu login utilizando seu CNPJ e senha de acesso.
3. Caso ainda não tenha cadastrado sua empresa, clique em "Primeiro Acesso" e siga as instruções para criar sua conta.
4. Após o login, selecione a opção "Emissão de Cupons Fiscais Eletrônicos".
5. Preencha os campos solicitados com as informações da venda realizada.
6. Ao finalizar, clique em "Transmitir" para enviar os dados para a Secretaria da Fazenda.
7. Aguarde a resposta do sistema com a autorização do cupom fiscal para impressão.
Acima de tudo, é importante lembrar que o uso do SAT Fiscal é obrigatório para empresas que emitem cupons fiscais eletrônicos em São Paulo, e que o descumprimento dessa exigência pode resultar em penalidades e multas.

Como funciona o CF-e?
Afinal, o Cupom Fiscal Eletrônico-SAT é emitido exclusivamente por meio do equipamento SAT, é um documento fiscal eletrônico que substitui o antigo cupom fiscal emitido pelas impressoras fiscais (ECF).
Portanto, não é possível emitir o CF-e-SAT por meio de um programa emissor, como o Odvix, semelhante ao que ocorre na emissão da NF-e.
Primordialmente, o estabelecimento comercial, ao vender um produto ou serviço, emite o CF-e-SAT diretamente do seu sistema de vendas, que deve estar conectado a um equipamento SAT.
Então, após a autenticação o CF-e-SAT transmitirá para o SEFAZ, que valida e armazena o documento fiscal e depois devolve a autorização ao SAT.
Quais dados estão presentes no CF-e-SAT?
Analogamente, é composto por informações como data da venda, valor, descrição dos produtos e serviços, entre outros dados fiscais exigidos pelo SEFAZ.
Acima de tudo, ele deve ser fornecido ao cliente no momento da venda e pode ser disponibilizado em versão impressa ou eletrônica.
Com o intuito de simplificar, o objetivo principal do CF-e-SAT, é tornar eficiente o processo de emissão de documentos fiscais, além de reduzir custos para os estabelecimentos comerciais.
Como resultado, ele também ajuda a combater a sonegação fiscal, pois todas as informações sobre as vendas ficam registradas e podem ser consultadas a qualquer momento pela SEFAZ.
A equipe do Odvix está disponível para responder a quaisquer perguntas que você tenha sobre o Sistema e fornecer conselhos úteis sobre como usá-lo com eficiência e melhorar seu negócio.
Clique aqui e tire suas dúvidas ou solicite uma demonstração gratuita do Sistema Odvix.
Gostou desse post? Gostaria de ver mais sobre esse e outros assuntos?
Acesse o nosso Blog e confira!